sábado, 1 de janeiro de 2000

Azula

Elemento: Fogo

A princesa Azula é a irmã caçula de Zuko, e a favorita do pai. Ela tem esse nome em homenagem ao seu avô: Azulon. Ozai diz que ela nasceu com sorte. Ela é uma dobradora de prodígio que tem poderes equivalentes aos de seu pai (Ozai). Ela, assim como Iroh, pode criar e guiar os ataques de raio. Ela freqüentou a Academia Real do Fogo Para Meninas, e passou a infância com Ty Lee e Mai. É fiel à Ozai e pensa muito pouco de seu tio. Enquanto crescia, suas grosserias e desrespeitos foram reprimidos por sua mãe Ursa, mas quando ela desapareceu, a garota perdeu os freios. Azula manipula as pessoas, é fria, maliciosa e perfeccionista. Geralmente é calma e se controla com os outros, mas pode mudar seu comportamento em segundos. Ela é do tipo que vai pegar quem entrar no seu caminho, não importa quem. Ela adora ver as pessoas sofrendo, especialmente seu irmão Zuko. No fim da primeira temporada, o Senhor do Fogo Ozai, mandou Azula para capturar e trazer de volta Zuko e Iroh ( pois são considerados fracassados e traidores respectivamente). Ela saiu atrás dele com uma pequena elite, porém no caminho, ela topu com a Gaang e o Avatar entrou na sua lista de captura. Segundo seu pai, ela nasceu com sorte, ao contrario de seu irmão que teve sorte de nascer.

Fonte: Avatar Brasil

Zuko

Elemento: Fogo Zuko é o príncipe da Nação do Fogo. Após ser banido por seu pai, vive numa busca intensa pelo Avatar, já que essa é a única forma de ser aceito novamente em seu lar. Zuko é muito sério e, apesar de inicialmente ser um vilão, aos poucos vai ficando claro que ele é um rapaz cheio de traumas. Na minha opinião, um dos personagens mais sofridos de toda a série.

Família:Zuko é filho de Ozai e Ursa. O Senhor do Fogo não é exatamente o tipo de pai carinhoso e gentil que uma criança gostaria de ter. Ele sempre foi muito duro e não se importava em diminuir o filho, que sempre achou fraco. Apesar disso, Zuko gosta muito do pai, e acredita sinceramente que com a captura do Avatar poderá restaurar este laço. Sua mãe Ursa, é uma mulher muito bonita e uma mãe muito carinhosa. Super protetora, estava sempre ao lado de Zuko durante sua infância. Porém, desaparece misteriosamente na mesma noite em que o avô de Zuko, Azulon, morre. Zuko ainda tem uma irmã, Azula, uma incrível dobradora de fogo que é praticamente a cópia do pai. Desde pequeno Zuko teve de conviver com comparações com sua irmã, que sempre foi mais forte e também mais próxima ao Senhor do Fogo. Não podemos deixar de falar de Iroh, tio de Zuko, que vive com ele desde que o rapaz foi banido. Iroh é mais do que um tio, é praticamente um pai. Está sempre ao lado de Zuko e é seu mestre de dobra de fogo. Apesar do temperamento difícil do sobrinho, Iroh o compreende e nunca perde a calma com ele.

Amor:Pelo menos até o momento Zuko não demonstrou nenhum interesse nessa área. Sua busca pelo Avatar não deixa tempo para que ele se dedique às coisas do coração. Mas não poderia deixar de citar a teoria de muitos fãs de que o príncipe ainda terá um romance com a dobradora de água Katara. Seria algo muito bom, principalmente para o coração sofrido de Zuko, então vamos torcer, né?

Fonte: Avatar Brasil

Toph

Elemento: Terra

Toph é uma excelente dobradora de terra que aparece apenas a partir do 6° episódio da 2ª temporada (The blind bandit), quando se junto ao grupo de Aang. Apesar de ser cega, Toph está longe de ser uma menina inútil e frágil. Como ela mesma disse, apesar de ter nascido cega, nunca teve problemas para ver, pois com seus pés pode "enxergar" qualquer coisa à sua volta. Com seu temperamento forte, Toph não leva desaforo pra casa e está sempre pronta para acabar com qualquer um que a incomode. Apesar disso... ou talvez por causa disso, já se tornou uma das personagens mais populares da série.

Família: Toph vem de uma família muito rica, os Bei Fong. Por causa de sua cegueira, ela sempre foi tratada pelos pais como se fosse uma incapaz, sendo escondida do resto do mundo, e por isso teve de manter suas incríveis habilidades como dobradora de terra em segredo. Mesmo após descobrirem o talento da filha, os pais de Toph preferiam mantê-la como uma inútil, e a menina acabou fugindo de casa.

Amor:Toph sempre implicou com Sokka, e no episódio 2X12 - The Serpent's Pass demonstrou sentir ciúmes dele, o que nos faz pensar que o que ela sente por ele pode ser mais do que uma simples amizade. Até o momento ela não foi tão direta quanto Yue, Suki ou Ty Lee, mas pode ser que ela o conquiste aos poucos, não é mesmo? Vale lembrar que no Season Finale da 2ª temporada Toph ficou agarrada no braço do Sokka quando eles estavam no Appa. Será que é um sinal?

Fonte: Avatar Brasil

Sokka

Elemento: Água

Sokka é um guerreiro da Tribo da Água do Polo Sul. Junto com sua irmã Katara, ficou responsável por sua pequena tribo depois que os outros guerreiros partiram para a guerra. Foi também com sua irmã que encontrou o novo Avatar, Aang. Pode-se dizer que Sokka é um dos maiores responsáveis pela parte cômica da série. É impossível não rir das coisas que acontecem com ele. O rapaz parece um imã para as situações mais idiotas.

Família: Sabemos que a mãe de Sokka já morreu e que ele vivia no Polo Sul com sua irmã, pai e avó. Sua irmã, Katara, viaja com ele e o Avatar e, apesar de terem personalidades diferentes, eles se dão muito bem. Seu pai, Hakoda, partiu da Tribo da Água em direção ao Reino da Terra, onde foi, com os outros homens da tribo, ajudar na luta contra o Senhor do Fogo. Sua avó, Kana, nasceu na Tribo da Água do Norte, mas partiu para o Sul para fugir de um casamento forçado.

Amor: Apesar do jeito estabanado, Sokka é o que mais perto chegou do sexo oposto nesta série. Primeiro ao visitar a ilha de Kyoshi, onde conheceu uma guerreira chamada Suki. Um pouco depois, já no Polo Norte, conheceu a princesa Yue, que, apesar de já estar comprometida com outro, não resistiu aos encantos de Sokka. (Não vou falar mais para não dar Spoiler).

Fonte: Avatar Brasil

Katara

Elemento: Água

Katara é uma dobradora de água que vivia na Tribo da Água do Polo Sul até o dia em que encontrou, junto com seu irmão, o novo Avatar, Aang, congelado em um iceberg. A partir deste acontecimento, Katara teve a oportunidade de deixar sua pequena tribo e viajar pelo mundo com Aang e Sokka, a fim de ajudar o Avatar em sua luta para salvar o mundo e também em sua própria busca por um mestre de dobra d'água. Katara é uma pessoa amigável e que se preocupa com o bem estar de seus amigos. Mas esta dobradora também pode ser muito durona e difícil de enfrentar quando está nervosa. Ela é determinada e se esforça bastante para ser uma dobradora cada vez melhor e para poder ajudar o Avatar.

Família: Sabemos que a mãe de Katara já morreu e que ela vivia no Polo Sul com seu irmão, pai e avó. Seu irmão, Sokka, viaja com ela e o Avatar e, apesar de terem personalidades diferentes, eles se dão muito bem. Seu pai, Hakoda, partiu da Tribo da Água em direção ao Reino da Terra, onde foi, com os outros homens da tribo, ajudar na luta contra o Senhor do Fogo. Sua avó, Kana, nasceu na Tribo da Água do Norte, mas partiu para o Sul para fugir de um casamento forçado.

Amor: Katara não tem namorado, mas ao longo da série bem que poderia ter arranjando um. Além de Aang, que tem uma super queda por ela, ainda conheceu Jet, um guerreiro do Reino da Terra e Haru, um dobrador de terra. Ainda há fãs (como eu) que torcem por um romance entre Katara e Zuko, príncipe da Nação do Fogo. De qualquer forma, sabemos que ela não ficará sozinha, pois no episódio 14, uma vidente previu que ela casaria com um poderoso dobrador. A pergunta é... Qual deles?

Fonte: Avatar Brasil

Aang

Elemento: Ar

Aang é o atual Avatar. É um poderoso dobrador de ar, que foi criado pelos monges no Templo do Ar do sul.Ele fugiu do templo aos 12 anos, pouco depois de descobrir que era o Avatar e no meio de uma tempestade acabou caindo no oceano, onde ficou congelado por 100 anos, até ser descoberto pelos irmãos Sokka e Katara, no Polo Sul. A partir daí começa a sua aventura para aprender as dobras de água, terra e fogo e se tornar um verdadeito Avatar, conseguindo assim salvar o mundo do terrível Senhor do Fogo.

Amigos: Aang viaja pelo mundo com seus amigos Sokka e Katara, que conheceu na Tribo da Água do Sul e Toph, que encontrou no Reino da Terra. Ao longo da história conhece pessoas que o ajudam, como o dobrador de fogo Jeong Jeon, e reencontra velhos amigos, como o Rei Bumi.

Inimigos: Aang é muito pacífico, mas ser o Avatar pode trazer muitos problemas, como a penca de pessoas que querem acabar com ele. Desde o primeiro episódio, Aang é perseguido por Zuko, príncipe da Nação do Fogo. Mas logo aparecem outros determinados a capturá-lo, como o General Zhao e a princesa Azula. Seu maior inimigo com certeza é o Senhor do Fogo, Ozai, mas esse embate só deve ocorrer no final da série.

Amor: Desde o início da série fica claro o que Aang sente por Katara não é apenas amizade. Além de ser muito bonita e atenciosa, Katara também é provavelmente a única menina com que Aang teve um contato tão próximo. Há muitos fãs que torcem por este casal, e outros que não querem nem ouvir falar no assunto. Mas a entrada de Toph traz para Aang a chance de conviver com outra garota e para alguns é possível que no futuro eles virem um casal. Quem sabe? ^^

Fonte: Avatar Brasil

Personagens

Principais

Nação do Fogo

Tribo da Água

Aang

Katara

Sokka

Toph

Zuko

Azula

Roku

Iroh

Ozai

Mai

Ty Lee

Zhao

Ursa

Azulon

Jeong Jeong

Mestre Paku

Gran Gran

Yue

Reino da Terra

Nômades do Ar

Kyoshi

Bumi

Suki

Haru

Jet

Song

Joo Dee

Long Feng

Monge Gyatso Guru Pathik Momo

Appa


Fonte: Avatar Brasil

Dobra de Ar

A dobra de ar é baseada no estilo Ba Gua, do Kung Fu, que é conhecido por seus constantes movimentos circulares, que dificultam que o inimigo ataque diretamente. Direferentemente das outras dobras, a de ar não é feita para o ataque, sendo basicamente composta de movimentos defensivos. Mas isso não significa que esses dobradores sejam fracos, pois podem até mesmo criar poderosos tornados. Geralmente usam o ar como escudo para desviar o ataque do inimigo e podem manipular o ar como quiser, o que de certa forma pode ser uma arma bem eficaz para golpear o adversário.

A dobra de ar é certamente a mais passiva de todas e muitas de suas técnicas consistem em manobras evasivas e formas de evitar o ataque do oponente.

Dobradores de ar são extremamente leves e ágeis, e podem usar objetos, como o planador de Aang, para potencializar suas habilidades de vôo.

Os dobradores de ar não possuem muitas desvantagens em relação ao ambiente, já que sempre há ar em toda parte.

Os Nômades do Ar se dividiam entre os templos do ar do Norte e do Sul, exclusivamente masculinos e do Leste e do Oeste, exclusivamente femininos (segundo notícias da Comic Con 2005). O povo do ar preza muito a liberdade e costuma se afastar das preocupações mundanas. Eles vivem como monges, por isso são muito calmos, pacíficos e desprendidos das coisas materiais. É possível reconhecê-los por suas tatuagens azuis de seta, que percorrem o corpo todo.

Os nômades do ar possuem animais que podem voar, como os lêmures e o bisão voador, por isso sempre se delocam pelo ar.

Quando a guerra começou, uma das primeiras ações na Nação do Fogo foi atacar os templos do ar, para impedir que o próximo Avatar nascesse. Como estavam fortalecidos pelo cometa, exterminaram todos os dobradores de ar que encontraram e durante décadas todos acharam que estavam extintos. Mas um dobrador de ar sobreviveu, justamente o Avatar. A grande pergunta é o que acontecerá com esse povo, já que só resta este nômade do ar no mundo.

Fonte: Avatar Brasil

Dobra de Fogo

A dobra de fogo é baseada no estilo Shaolin do Norte, do Kung Fu, que se caracteriza por ataques rápidos e ferozes.

Estas pessoas podem dobrar fogo com as pernas, os braços, e até mesmo com a boca. São capazes lançar fortes rajadas de fogo, criar bolas de fogo, paredes de fogo e tudo mais o que for possível com esse elemento. A dobra de fogo também tem aplicações mais simples, como esquentar a água do banho ou se aquecer com o "hálito de fogo". Esta é a dobra mais agressiva e destrutiva de todas. Como disse Jeong Jeong no episódio 1X16 - The Deserter, "a dobra de fogo só serve para destruir". Por isso é necessário que o dobrador tenha muito auto controle para dominar todo este poder, senão as conseqüências podem ser desastrosas.

Dobradores de alto nível, como o tio Iroh e Azula, podem fazer dobras de fogo avançadíssimas, como o raio, também chamado de "fogo de sangue-frio". Esta técnica não é abastecida pela emoção como as outras, muito pelo contrário. Para utilizar o raio é preciso ter a mente tranqüila e equilibrada, além de total controle de suas emoções. Esta técnica consiste em separar as energias negativa e positiva e então liberá-las e orientá-las quando quiserem se unir novamente. Combinando conhecimentos de dobra de água, Iroh desenvolveu uma técnica para se defender do raio, que consiste em redirecioná-lo através do controle do fluxo da energia pelo corpo. Começando pelo braço, passando pelo estômago até chegar ao outro braço, tomando muito cuidado para não passar pelo coração.

Os dobradores de fogo retiram seu poder do sol, por isso são bem mais fortes durante o dia. Mas este fato também denuncia uma fraqueza, já que eles se tornam impotentes durante o eclipse solar. Mas as fraquezas páram por aí, já que é praticamente impossível privá-los de seu objeto de dobra.

Eles também podem tirar seu poder de cometas, como aconteceu no início da guerra, quando o Senhor do Fogo Sozen se aproveitou da passagem de um cometa para aumentar incrivelmente seu poder e subjulgar as outras nações. Com a passagem do cometa se aproximando novamente, a Nação do Fogo espera desta vez terminar com a guerra de uma vez por todas.

As pessoas da nação do fogo são fortes e agressivas, assim como o seu elemento. Eles também são determinados e cheios de energia, e muitas vezes têm grande dificulade em controlarem suas emoções.

Fonte: Avatar Brasil

Dobra de Terra

A dobra de terra é baseada no estilo Hung Gar, do Kung Fu, que se caracteriza pela postura firme e pelos chutes e socos potentes, que evocam o poder da terra. A exceção a essa regra é a dobra de terra de Toph, que é baseada no Southern Praying Mantis Kung Fu.

De acordo com a lenda, os primeiros dobradores de terra eram os texugos-toupeiras que viviam nas montanhas. A dobra de terra teria começado por causa de uma história de amor entre dois jovens chamados Oma e Shu. Eles não podiam ficar juntos por que eram de aldeias inimigas, mas ao aprenderem a dobra de terra com os texugos-toupeiras, puderam construir túneis elaborados nas montanhas para se encontrarem secretamente.

A técnica de dobra de terra mantém equilíbrio entre a capacidade ofensiva e defensiva. Estes dobradores podem levantar pedras de diferentes tamanhos, manipular a terra para dar-lhe o formato que desejarem. Podem criar grandes muralhas e qualquer tipo de construção que quiserem somente com a sua dobra. Dobradores de terra também podem criar poderosos terremotos e até redemoinhos de terra. Eles não podem dobrar a apenas terra, mas também areia, carvão mineral e qualquer outro elemento que venha da terra. Eles são muito poderosos e não têm muitas fraquezas, já que em praticamente todos os lugares há terra ou derivados para que possam dobrar. A Nação do Fogo acredita que eles não são capazes de dobrar metal, por isso costuma prender os dobradores de terra em seus navios totalmente metálicos. Mas no final da 2ª temporada descobrimos que para os grandes dobradores, como a Toph, é possível dobrar este material.

O Reino da Terra é enorme, por isso é possível encontrar dobradores de terra por todo o planeta. Além dos dobradores habituais, no episódio 2X10 - The Library apareceram os dobradores de areia, que viviam no deserto.

As pessoas do reino da terra são muito estáveis, fortes e determinadas. Isso porque, como disse Toph no episódio 2X09 - Bitter Work, "para dobrar a terra é preciso ser firme como uma pedra".

A última fortaleza contra a Nação do Fogo é justamente a capital do Reino da Terra, Ba-Sing-Se, o que mostra como esse povo é resistente.

Fonte: Avatar Brasil

Curiosidades

  • O 1° episódio de Avatar - The Last Airbender foi ao ar no dia 21 de fevereiro de 2005 na Nickelodeon americana.
  • Na versão original, as personagens Meng e Toph são dubladas pela mesma pessoa, a dubladora Jessie Flower.
  • Avatar ganhou dois prêmios Pulcinella em 2005, de Melhor Série de Aventura/Ação e Melhor Série do Ano.
  • Os movimentos de cada dobra é baseado em uma arte marcial chinesa. A dobra de água é baseada no Tai Chi, a dobra de terra no Hung Gar, dobra de fogo no Shaolin e dobra de ar no Ba Gua.
  • Coincidentemente Aang começa a aprender dobras novas nos episódios n°9 de cada temporada. Em The Waterbendig Scroll (1X09), ele começa a aprender dobra de água com Katara. Já no episódio Bitter Work (2X09), é a vez de Toph ajudar Aang nos primeiros passos na dobra de terra.
Fonte: Avatar Brasil

Dobra d'Água

A dobra de água é baseada no Tai Chi, que é uma arte marcial de movimentos lentos e elegantes. A dobra de água é uma arte defensiva. Não é baseada na própria força, mas sim na capacidade de redirecionar a energia do inimigo para usá-la contra ele. De acordo com a lenda, a lua foi a primeira dobradora de água. Os ancestrais do povo da água viram como ela empurrava e puxava as marés e aprenderam como fazer o mesmo. Segundo a princesa Yue: "Nossa força vem do espírito da Lua, nossa vida vem do espírito do Oceano. Eles trabalham juntos para manter o esquilíbrio".

Esses dobradores podem manipular a água em todas as suas formas, o que lhes permite usar diferentes técnicas durante a luta. Eles podem envolver seu adversário em blocos de gelo, lançar poderosas rajadas de água e até mesmo criar ondas gigantes. Podem dobrar a água de qualquer elemento, até mesmo de nuvens.

Os dobradores de água normalmente estão divididos entre os Polos Norte e Sul, mas podem ser encontrados fora desses lugares, como no episódio 2X04 - The Swamp, no qual apareceram dobradores de água que viviam no pântano. Além de dobrar a água nas formas já citadas, eles também eram capazes de manipular as plantas, dobrando a água em seu interior.

Além das técnicas de batalhas, alguns dobradores de água possuem uma característica muito especial: a habilidade de curar. No Polo Norte, devido ao sistema patriarcal e totalmente machista, as mulheres só podem aprender este tipo de dobra.

Dobradores de água são muito fortes e ficam ainda mais poderosos durante a noite, quando "pegam emprestado" um pouco do poder da lua. Isso acontece porque os dois espíritos da água, Tui e La, são na verdade os espíritos da Lua e do Oceano. Mas a dobra de água possui algumas fraquezas. Como retiram seu poder da lua, ficam indefesos durante um eclipse lunar, como aconteceu no episódio 1X20 - The siege of the North - Part 2. Outro fato é que para fazer este tipo de dobra é necessário ter alguma fonte de água por perto. Por isso em ambientes desérticos há muito pouco que este dobrador possa fazer, o que o deixa em grande desvantagem.

A água é o elemento da transformação, por isso aqueles que a manipulam são pessoas que se adaptam facilmente às mudanças. As pessoas da Água também são muito amorosas e possuem grande senso de comunidade.

Fonte: Avatar Brasil

Animais

APPA Appa é o bizão voador de Aang. Provavelmente o último de sua espécie. Ele transporta Aang, Katara. Sokka, Toph e Momo pelo mundo na tentativa deles de salvar o mundo e acabar com a guerra. Ele parece bem contente, mas quando precisa de algo, mostra para alguém o que é. Aang o chama com um apito, cuja a freqüência só os bizões escutam. Ele também pode ser um “lutador” quando necessário, pois seu tamanho e força intimidam. Appa como a maior parte dos bizões é enorme, tem bastante pelo e várias setas pelo corpo. Fora isso, ele tem seis patas e cinco estômagos. Deve pesar umas 10 toneladas, ou mais.. A dieta baseia-se em vegetais. Os bizões tem a habilidade de dobrar o ar e eram considerados sagrados para os nômades do ar. Acredito que os dobradores de ar tenham aprendido a dobra com eles, e por isso pegaram as tatuagens “emprestadas”.

MOMO Momo é um lêmure voador, espécie que vivia com os Nomades do Ar, sendo seus pets. Acredito que durante a guerra, a maior parte deles morreu. Aang encontrou Momo no Templo do Ar do Sul, e desde esse dia, o lêmure é seu animal de estimação. Ele se alimenta principalmente de frutas. Como todo lêmure voador, Momo tem uma ótima audição e um ótimo olfato. Ele pode também sentir o perigo (ou comida XD) a longas distancias. Creio que ele estar vivo possa dar esperanças a Aang de que seu povo ainda está vivo.

TUI E LA Tui e La são os espíritos da Lua e do Oceano. Sempre juntos, eles nadam em estado Ying e Yan constantemente. Segundo Roku, eles abriram mão de sua imortalidade quando o mundo ainda estava no começo e secretamente viviam no Oásis do Pólo Norte. O peixe branco é a forma mortal do espírito da Lua (Yin) e o preto a do Oceano (Yang).

CAVALO AVESTRUZ Uma mistura entre um avestruz e um cavalo, o Avestruz-Cavalo é um animal extremamente útil às pessoas do Reino de Terra, especialmente aos soldados do Reino da Terra. Avestruz Cavalos são altamente treinados e equipados com armadura para serem usado nas batalhas pelos exércitos do Reino da Terra. Esta criatura dócil é muito parecida com cavalos reais, usado para transporte e carregamento de suprimentos, etc. Podem ser equipados com uma sela e podem ser usados para puxar carruagens, etc.

Fonte: Avatar Brasil

História

Água, Terra, Fogo, Ar...

Em Avatar, o último dobrador de ar ( Avatar: the last airbender), o mundo é divido em: Tribos da Água, Reino da Terra, Nação do Fogo e Nômades do Ar. E há o Avatar, único ser capaz de dominar os quatro elementos. Nascendo a cada encarnação num povo diferente, num ciclo interminável (terra, fogo, ar e água), o Avatar é o responsável por manter o equilíbrio.

Há muito tempo as quatro nações viviam juntas em harmonia. Mas tudo mudou quando a Nação do Fogo atacou. Obcecados pelo poder, entraram em guerra com os outros povos. O Avatar é o único capaz de impedí-los, mas quando o mundo mais precisa dele. Ele desaparece.

100 anos se passam e maioria das pessoas acredita que o Avatar não renasceu entre os Nômades do Ar, que foram massacrados pela Nação do fogo, e que o ciclo reencarnatório foi quebrado. Porém, na Tribo da Água do Polo Sul, Katara, uma dobradora de água e seu irmão Sokka encontram um garoto dominador de Ar congelado em um iceberg. Seu nome é Aang e ele é na verdade o Avatar, a única esperança do mundo para derrotar a Nação do Fogo, que está prestes a vencer a guerra.

Embora seus conhecimentos em dobra de ar sejam fantásticos, Aang ainda tem muito a aprender antes que possa se considerar um verdadeiro Avatar. Ele ainda precisa dominar as dobras de água, terra e fogo para ser capaz de derrotar o inimigo. Mas ele só tem até o fim do próximo verão para conseguir isso.

Com a ajuda de Sokka, Katara e de alguns amigos que encontra pelo caminho, Aang vai ter de lutar para salvar e mundo e também para escapar de inimigos que querem acabar com ele.